Veja antes e depois da Estátua do Laçador, ponto turístico de Porto Alegre
Estrutura foi definida por lei municipal como símbolo oficial da cidade em 1992; temporal já matou 95 pessoas no estado
A estátua do Laçador está localizada na avenida dos Estados, em Porto Alegre, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi tomado pela água. A estátua é um dos pontos turísticos mais importantes da capital gaúcha. O monumento histórico representa o gaúcho pilchado, utilizando o traje típico da região, e foi revitalizado em novembro de 2022.
A estrutura foi definida por lei municipal como símbolo oficial de Porto Alegre em 1992. Concebida pelo artista plástico Antônio Caringi, a escultura foi tombada como patrimônio histórico da cidade em 2001.
A paisagem em torno do monumento está tomada pela chuva, deixando a obra ilhada. Veja abaixo o antes e depois.
O ponto é visível a todas as pessoas que chegam a Porto Alegre pela BR-116 e atrai centenas de visitantes e turistas. A estátua fica no alto. Com as enchentes que alagam o Rio Grande do Sul, o ponto turístico ficou irreconhecível.
O voluntário Fernando Falavigna Vianna pratica esportes aquáticos e tem experiência na água. Ao ver seu estado alagado, vestiu a roupa de borracha, pegou o colete salva-vidas e foi para as ruas ajudar a população.
Durante os trabalho, na segunda-feira (06), às 15h10 da tarde, Fernando se deparou com o monumento histórico ilhado e registrou a cena. Veja vídeo: