Vamos lançar ações de combate a incêndios, diz ministro do Meio Ambiente
Segundo Joaquim Leite, a operação "Guardiões do Bioma" reduziu em 13% os incêndios na Amazônia
Em entrevista ao analista de internacional da CNN Lurival Sant’Anna, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, comentou medidas tomadas pelo governo federal em relação aos crimes ambientais, como incêndios.
De acordo com Leite, o governo lançou no ano passado a operação chamada “Guardiões do Bioma”, coordenada pelo Ministério da Justiça, que tem objetivo de atuar nos municípios que acontecem crimes ambientais.
“Devemos lançar a operação [Guardiões do Bioma – Incêndios] desse ano para combates a incêndios nos próximos dias. No ano passado, a operação reduziu em 13% os incêndios que ocorriam na região da Amazônia“, disse.
Segundo o ministro, a operação contará com apoio das polícias estaduais, Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama e ICMBio.
“Mas além disso, há um crime organizado. A Polícia Federal tem atuado de forma contundente e teremos 10 bases fixas com 1.100 homens operando pelo chão”.
O ministro falou também que novas tecnolgias buscarão formas alternativas de energia, e que sejam mais baratas e limpas.
“Temos que achar soluções climáticas lucrativas. Lucrativas para os empreendedoras, para as pessoas e para a natureza. Essa é a forma de criar uma nova economia verde”, afirmou.