Vacinação de adolescentes é retomada no Rio nesta quarta, com meninas de 13 anos
Secretaria Municipal de Saúde também vai destinar dois dias para repescagem
A vacinação contra a Covid-19 nos adolescentes será retomada no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (22), após dois dias de suspensão por falta de doses da Pfizer, única vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para jovens entre 12 e 17 anos.
O calendário do município prevê a aplicação do imunizante em meninas de 13 anos nesta quarta (22) e quinta-feira (24). Já os meninos da mesma faixa etária podem procurar os postos de saúde na sexta (25).
A Secretaria Municipal de Saúde também vai destinar dois dias para repescagem. Nesta quarta, todas as pessoas com 14 anos ou mais que ainda não foram se vacinar podem receber a primeira dose, e no sábado (25), o mesmo acontece com toda a população a partir dos 13 anos.
Assim como outras 19 capitais do país, o Rio decidiu não interromper a vacinação para os adolescentes. Com base nesse posicionamento, o Consórcio Conectar, liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), solicitou ao Ministério da Saúde que revisasse a recomendação para que a aplicação das doses nos jovens menores de idade fosse suspensa.
Em transmissão na rede social realizada na noite dessa segunda-feira (21), o prefeito Eduardo Paes destacou a decisão do Rio de não acatar a recomendação feita pelo Ministério.
“Aliás no fim do dia, o ministro Lewandowski (do Supremo Tribunal Federal) tomou a decisão que compete aos municípios e estados definirem se vai vacinar adolescente ou não, e, na cidade do Rio, nós vamos vacinar jovens até os 12 anos como nós já havíamos previsto”, afirmou o prefeito.
Pelo menos cinco entidades científicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) anunciaram que são contra a recomendação do Ministério da Saúde.
Os membros da Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI), que apoia o Ministério no Programa Nacional de Imunizações (PNI), também cobram que a determinação seja revista.
A CNN procurou o Ministério da Saúde para comentar essas declarações e aguarda retorno.
De acordo com o painel da prefeitura, 273.230 adolescentes estavam vacinados na capital fluminense até o início da manhã desta quarta-feira (22). Dessa forma, menos da metade (228.067) dos jovens dessa faixa etária ainda precisam receber a primeira dose.
Nesta quarta-feira a cidade também aplica a dose de reforço em idosos a partir dos 87 anos de idade. Até o final desta semana, a expectativa é de que todas as pessoas com mais de 84 anos tenham tomado a terceira dose da vacina. No momento, quase 30 mil idosos (29.952) idosos já receberam o reforço contra a Covid.
Quase 100% da população adulta com primeira dose
O painel municipal mostra que 99,8% da população adulta está vacinada com primeira dose ou dose única do imunizante contra o coronavírus. O prefeito Eduardo Paes afirmou que a adesão dos cariocas foi estimulada após a exigência do passaporte da vacina em locais como academias e pontos turísticos.
“Para vocês terem uma ideia, nós tínhamos empacado em mais ou menos 95% da população adulta vacinada. Com o passaporte, a gente foi para quase 100%. Então tinha uns 4% das pessoas mais rebeldes que entenderam a importância da vacina agora”, disse o prefeito.
Em relação ao esquema vacinal completo, 65% da população adulta está imunizada contra o vírus na capital fluminense.
*Sob supervisão de Helena Vieira