Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vacina da dengue: “é um ganho para população brasileira”, diz infectologista

    Imunização começará com faixa etária de 6 a 16 anos

    Guilherme GamaDuda Cambraiada CNN

    Em entrevista à CNN nesta terça-feira (16), a infectologista da Rede D’Or, Raquel Muarrek, avaliou que a vacinação da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), “é um ganho para população brasileira”.

    “É o primeiro país que tem a vacina que ajuda a diminuir os casos de dengue. Essa vacina foi estudada para a faixa etária de quatro a 60 anos, são duas doses e não necessita saber se já teve dengue ou não”, explica a infectologista.

    Segundo Muarrek, há contraindicação da aplicação da vacina para gestantes, lactantes, imunossuprimidos ou pessoas que fazem uso de corticoide em dose alta. “Tem várias restrições, mas no geral ela é bem aceita e eficaz, com uma boa segurança para população”, relata.

    Sobre começar a imunização por crianças e jovens, a médica explica que a escolha se deu pelo fato de ser uma faixa etária que circula em muitos locais. “É a forma da gente ter uma predominância de defesa, para que a gente tenha um início de uma barreira de uma resposta vacinal”, disse.

    Para a infectologista, o ideal é que toda a população seja imunizada, mas como há restrição no número de vacinas disponíveis, o padrão é fazer uma análise epidemiológica para saber quem são as pessoas que internam mais e apresentam mais gravidades para traçar uma ordem de prioridade.

    “A gente sabe que a vacina ajuda na diminuição de casos, mas o mosquito é muito resistente. Vai melhorar, vai cair os números, hoje o Brasil é o país com o maior número de casos de dengue no mundo, a gente precisa ter várias intervenções”, explica.

    Esquema de imunização

    O diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Eder Gatti, informou nesta segunda-feira (15) que o Ministério da Saúde deve priorizar a imunização contra a dengue de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

    A declaração foi feita após reunião de técnicos da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para discutir estratégias de distribuição e aplicação da vacina contra a dengue em todo o território nacional.

    Segundo o diretor do PNI, a priorização da imunização da faixa etária segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O ministério, então, deve definir uma faixa etária dentro desse grupo para vacinar.