Último dia para solicitar o auxílio emergencial e mais da tarde de 2 de julho
5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
A operação contra fraudes em compras de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, o prazo para o pedido do auxílio emergencial e a ajuda aos estados do Sul após o chamado “ciclone bomba” estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 2 de julho de 2020.
Operação contra fraudes
O dia começou com operação do Ministério Público contra fraudes em compras de testes para diagnóstico de Covid-19. Ao todo, são 81 alvos de mandados, entre servidores públicos e empresários envolvidos na compra desses produtos. O valor dos contratos com dispensa de licitação supera os R$ 73 milhões.
Auxílio emergencial
Termina nesta quinta o prazo de cadastramento para receber o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal. Microempreendedores individuais, autônomos, desempregados e pessoas de baixa renda tem até às 23h59min para solicitar o recurso.
Produção industrial
A produção industrial no Brasil cresceu 7% em maio deste ano em comparação com o mês de abril, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta quinta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O quadro de retração da economia faz com que o setor registre o segundo patamar mais baixo da história da pesquisa, o menor nível foi justamente o registrado em abril.
Recursos a estados do Sul
O governo federal deve liberar recursos da Defesa Civil para a reconstrução das áreas afetadas pelo ciclone extratropical, o chamado “ciclone bomba”. Segundo o colunista de política Igor Gadelha, da CNN, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, já conversou com os governadores dos três estados da região e aguarda a decretação de estado de emergência ou de calamidade pública para disponibilizar a verba.
Bienal de Arte
A 34ª Bienal de Arte de São Paulo foi adiada para 2021 em razão da pandemia do novo coronavírus. A edição chamada “Faz Escuro mas eu Canto” estava prevista para o segundo semestre deste ano e agora deve ser realizada entre os dias 4 de setembro e 5 de dezembro de 2021 no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Edição: Sinara Peixoto)