Última superlua do ano ilumina céu do Brasil; veja imagens
Fenômeno ocorreu em junho e em julho deste ano, nas chamadas Lua de Morango e Lua dos Cervos, respectivamente


A última superlua do ano pôde ser vista nesta quinta-feira (11) em diversas regiões do Brasil e do mundo. Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminará o céu por três noites, de acordo com a Nasa.
No total, 2022 teve três superluas; além desta de agosto, o fenômeno ocorreu em junho e em julho, nas chamadas de Lua de Morango e Lua dos Cervos, respectivamente.
Segundo o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório espacial Heller & Jung, localizado no Rio Grande do Sul, esta superlua de agosto é conhecida como “Superlua de Esturjão” – uma denominação que vem dos povos indígenas da América do Norte e tem relação com a época em que o peixe é encontrado em abundância.
De acordo com a Nasa, a Lua aparecerá cheia por cerca de três dias, e o planeta Saturno aparecerá com seu brilho intensificado.
“O planeta Saturno, quase no seu ponto mais brilhante do ano, aparecerá acima da Lua na noite de quinta-feira para a manhã de sexta-feira, de 11 a 12 de agosto de 2022, mudando do canto superior esquerdo para o canto superior direito à medida que a noite avança”, descreveu a Nasa.
Veja imagens da última superlua de 2022
- 1 de 5
Última superlua do ano ilumina o céu do Brasil nesta quinta (11) • Carlos Fernando Jung
- 2 de 5
Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminará o céu por três noites, de acordo com a Nasa • Carlos Fernando Jung
- 3 de 5
A lua cheia de agosto, conhecida como "lua cheia do esturjão", é vista a partir de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos, na quinta-feira (11). • ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 4 de 5
Superlua de Esturjão é vista de Nova York, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (11), • ESTADÃO CONTEÚDO
- 5 de 5
O termo “superlua” foi utilizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 • ESTADÃO CONTEÚDO