Ucrânia na UE, protestos contra a guerra e mais da tarde de 28 de fevereiro
5 Fatos Tarde, apresentado por Iara Oliveira, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo
O pedido da Ucrânia para que seja admitida como membro da União Europeia e os protestos pelo mundo contra a invasão russa são alguns dos destaques da tarde desta segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022.
Pedido da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que a União Europeia admita urgentemente a Ucrânia como membro do bloco de países europeus. O presidente agradeceu às nações parceiras pelo apoio, mas disse que o objetivo da Ucrânia é ser igual a todos os europeus.
Sanções dos Estados Unidos contra a Rússia
Os Estados Unidos proibiram transações de americanos com o banco central da Rússia, com o Fundo Nacional de Riqueza da Federação Russa e com o Ministério das Finanças russo. A intenção é limitar o financiamento de Vladimir Putin para ataques na Ucrânia.
Queda do rublo
A moeda da Rússia caiu para um recorde de baixa em relação ao dólar. O colapso da moeda fez com que o banco central russo voltasse a implementar medidas de emergência, incluindo um grande aumento nas taxas de juros de 9,5% para 20%.
Companhias aéreas banidas
A Rússia baniu companhias aéreas de 36 países de voarem para o país. O movimento é uma retaliação aos países ocidentais, que também fecharam o espaço aéreo para os russos.
Protestos contra a guerra
Mais protestos contrários à invasão russa na Ucrânia ocorreram ao redor do mundo. Da Ásia a Europa, todos pedem pelo fim da tensão e demonstram seu apoio à Ucrânia. Alguns dos países que registraram manifestações foram Israel, Tailândia, Sri Lanka e Coreia do Sul
Reunião entre russos e ucranianos
Nas redes sociais estão em alta as buscas pela reunião entre representantes russos e ucranianos que ocorre em Belarus.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br