Turistas franceses são detidos pela polícia após escalada no Cristo Redentor
Dupla passou pouco mais de 12 horas no alto do Morro do Corcovado


Dois turistas franceses foram detidos após serem flagrados nos braços do Cristo Redentor, na manhã desta segunda-feira (23). A dupla passou pouco mais de 12 horas no alto do Morro do Corcovado.
Segundo o relato dos guardas patrimoniais à polícia, os turistas embarcaram na tarde de domingo (22), na estação do Trem do Corcovado, no Cosme Velho e passaram a noite escondidos na floresta, desrespeitando as regras do Parque Nacional da Tijuca.
Ao amanhecer, os franceses invadiram a área de visitação. Para chegar à base superior da estátua, a dupla escalou um andaime de 8 metros de altura. Chegando lá, violaram o cadeado que dá acesso à parte interior do monumento e subiram dez andares de escada até alcançar a parte mais alta do Cristo, que fica a 38 metros de altura. Segundo os guardas, os invasores não usaram nenhum tipo de equipamento de segurança.
Os dois turistas foram autuados pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) por dano e crime contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural (crime da Lei Ambiental). A dupla foi liberada após pagamento de fiança, de acordo com a determinação legal. O caso está sendo acompanhado pelo Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro.