Turista chinês morre após se afogar em ilha do Guarujá
Yanxu Chai, de 49 anos, estava acompanhado de sua irmã; os dois vieram a negócios para o Brasil


Um turista, identificado como Yanxu Chai, de 49 anos, morreu afogado ao tentar sair da ilha Pombeva, em Guarujá, no litoral sul de São Paulo, na última sexta-feira (8). O homem, que é de Beijing, na China, estava acompanhado de sua irmã.
Segundo informou nesta segunda-feira (11) o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), os agentes foram em direção dos irmãos para ajudá-los no momento em que os viram saindo da ilha. Enquanto um salva-vidas foi resgatar a irmã, outro foi ajudar Chai.
No momento em que o socorrista se aproximou do turista, uma onda fez com que ele se afogasse. As buscas por Chai se iniciaram, mas ele foi encontrado após 5 minutos por banhistas, já em parada cardiorrespiratória.
Os salva-vidas o retiraram do mar e iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar, que continuaram até que o turista fosse encaminhado ao hospital, onde não resistiu.
Yanxu Chai e sua irmã, socorrida sem grau de afogamento, vieram a negócios para o Brasil. O Consulado Chinês foi acionado e “continuarão no apoio”, de acordo com o GBMar.
*Sob supervisão de André Rigue