Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Turismo deve faturar mais de R$ 2 bilhões com o Carnaval no Rio Grande do Sul

    Projeção espera crescimento de mais de 10% em comparação a fevereiro de 2023; RS é o terceiro estado com maior expectativa de aumento, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio

    Imagens do Guaíba, em Porto Alegre
    Imagens do Guaíba, em Porto Alegre André Rigue/CNN

    Isadora Airesda CNN

    Porto Alegre

    A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul estima que o faturamento das atividades turísticas no estado durante o mês de fevereiro será de aproximadamente R$ 2,1 bilhões, o que representa um aumento de 10% em comparação ao ano de 2023. Para a Confederação Nacional do Comércio, esse crescimento deve ser ainda maior: de 12,2%, o terceiro lugar entre os estados da federação.

    De acordo com a Diretora de Planejamento e Competitividade do Estado do Rio Grande do Sul, Cláudia Mara Borges, além do Carnaval de Porto Alegre, em que os “bloquinhos de rua já se consolidam como produto turístico”, outras regiões do estado também terão programações de shows e festas.

    Em destaque estão o litoral e a fronteira oeste do estado, “movimentando, assim, milhares de pessoas e milhões de reais, causando impactos positivos para atividades características de turismo como meios de hospedagem, além de restaurantes e bares, por exemplo”, observa Cláudia.

    Além das opções festivas, a diretora reforça que o estado está se consolidando como um destino para quem busca um Carnaval longe da agitação. Estão em destaque as experiências de turismo de natureza, como os cânions de Cambará do Sul, além de passeios relacionados ao enoturismo, com visitação de vinícolas, na serra gaúcha.

    A projeção de crescimento de 10% no faturamento do turismo em relação ao mesmo mês de 2023 foi realizada pelo Observatório de Turismo do estado, baseada em dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE e na projeção da Confederação Nacional de Comércio, que tem como base atividades características de turismo, que incluem hospedagem; bares e restaurantes; transporte rodoviário; outros transportes; aluguel de veículos; agências de viagens; serviços culturais e outros serviços.