Tremor de terra no Triângulo Mineiro é sentido em São Paulo; veja imagens
Terremoto de magnitude quatro registrado em Frutal (MG) não provocou reflexos significativos para a população
Um tremor de terra registrado na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro (MG), foi sentido na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (18). O abalo de magnitude 4 não deixou feridos.
A cidade de Frutal fica cerca de 100 km do epicentro, de acordo com a Defesa Civil de São Paulo, e o tremor foi sentido em alguns prédios e uma escola. O Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília confirmou que não houve reflexos significativos ou riscos para a população local.
Em nota, a prefeitura do município afirmou que foram registrados dois tremores de terra na região de Frutal, o primeiro às 10h08 com uma magnitude de 4.0, e o segundo às 10h19, com uma magnitude de 3.2, ambos sentidos por grande parte da população.
A Defesa Civil da cidade disse que está estabelecendo contato com os órgãos competentes, como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), a Rede Sismográfica do Brasil (RSBR) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Ainda em nota, a administração municipal pediu que caso ocorram novos tremores, a população procure espaços abertos, longe de estruturas, como casas, prédios, outdoor e árvores.
Outros tremores
O Centro de Sismologia da USP informou que já foram registrados 22 pequenos tremores na região de Frutal (MG), sendo este ocorrido nesta terça-feira (18), de magnitude 4.0, o maior deles.
O centro sismológico afirmou ainda que desde abril de 2023, há uma sequência de tremores nessa região sempre com magnitudes menores que 3. A grande maioria dos tremores têm causas naturais e se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre.
*Sob supervisão de André Rigue