Trecho da Linha 12-Safira da CPTM é interditado por dois meses para obras
Trecho ficará interditado até fevereiro de 2024 e o Sistema Paese foi acionado para oferecer alternativas aos passageiros


A Linha 12-Safira da CPTM terá um trecho interditado a partir desta terça-feira (26) para obras. A interdição vai durar até 25 de fevereiro de 2024.
O trecho interditado será entre as estações Brás e Tatuapé. A Linha 12-Safira é uma das mais importantes vias de acesso da zona leste de São Paulo e região do Alto Tietê ao centro da capital paulista.
A CPTM acionou o Sistema Paese, que conta com ônibus para oferecer alternativas de transporte aos passageiros.
A intervenção acontece para a instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), ferramentas que permitem que trens trafeguem de um trilho para outro.
“As melhorias feitas em toda a extensão da Linha 12-Safira já reduziram o tempo de viagem de 63 para 53 minutos, mas por conta das restrições nas proximidades da Estação Brás, as composições não conseguem circular em velocidade normal no trecho. Com o Travessão em X, essas restrições irão acabar e a velocidade, consequentemente, aumentará”, contou Pedro Moro, presidente da CPTM.
Segundo a companhia, o passageiro também poderá seguir de ônibus entre Brás e Tatuapé. Esse trajeto nos horários de pico tem a estimativa de tempo de 50 minutos.
O ponto de parada dos ônibus na Estação Brás será na Rua Domingos Paiva, nº 152. Já na Estação Tatuapé, os ônibus estarão na Rua Catiguá, em frente ao Shopping Boulevard.
A CPTM estará atenta aos resultados da interdição no fluxo de passageiros nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, e poderá adotar novas estratégias sempre visando minimizar o impacto no trajeto.
*Sob supervisão de Bruno Laforé