Prime Time

Ao vivo

A seguir

Trânsito na Dutra sentido Rio-SP é liberado após interdição em Piraí

Bloqueio ocorre por um desnível na pista na região da Serra das Araras

Trânsito na Dutra sentido Rio-SP é interditado em Piraí
    Trânsito na Dutra sentido Rio-SP é interditado em Piraí PRF

Felipe SouzaCatarina Nestlehnerda CNN

São Paulo

A rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro – São Paulo, teve o tráfego interditado na pista expressa entre os quilômetros 223 e 228, em Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã deste domingo (21). O trânsito, no entanto, foi liberado na noite de ontem.

Em caso de chuva forte, o trecho pode ser novamente interditado, segundo a concessionária que administra a rodovia.

A causa do bloqueio é um desnível na pista. A CCR, concessionária responsável pela rodovia reiterou que a informação de que a pista RioSP, na Serra das Araras, teria cedido é falsa.

Às 12:48, a operação ‘Pare e siga’ na Serra das Araras foi momentaneamente suspensa para retirada de um ônibus na pista de subida.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou em nota rotas alternativas:

Sentido SP

Veículos pesados e leves:

1 – Utilizar a BR-040 até Três Rios, acessar a BR-393 (km 22 da BR-040) e retornar para a Dutra em Volta Redonda.

Somente veículos leves:

1 – Sair da Dutra no acesso a Paracambi (km 218), seguir pela RJ-127 até Mendes, depois RJ-133 até Piraí e entrar na RJ-145 para retornar à Dutra (Pirai – km 242).

2 – Seguir pela BR-101 (Rio-Santos) até Angra dos Reis e acessar a RJ-155 para chegar na Dutra (Barra Mansa – km 278).

Sentido RJ

Veículos pesados e leves:

1 – Acessar a BR-393 (km 264 da Dutra), seguir até Três Rios e depois utilizar a BR-040 para chegar ao Rio de Janeiro.

Somente veículos leves:

1 – Acessar a RJ-155 (Barra Mansa – saída km 278 da Dutra) e pegar a BR-101 (Angra dos Reis) para chegar ao Rio de Janeiro.

2 – Sair da Dutra no acesso a Piraí (km 242), seguir pela RJ-145, RJ-133 e RJ-127, acessando novamente a Dutra em Paracambi.

Veja nota na íntegra da CCR sobre o ocorrido

A CCR RioSP informa que as equipes de inspeção da concessionária identificaram uma ocorrência no sistema de drenagem do km 228 da pista de subida da Serra das Araras – sentido SP – que ocasionou danos no pavimento.

Para segurança dos clientes que passam pelo local, o tráfego na pista de subida da Serra das Araras está interditado temporariamente. As equipes de engenharia e de conservação estão no local avaliando a situação para definir as medidas necessárias para normalizar o tráfego na região.

Dinâmica do tráfego na Serra

Para subir a Serra, a concessionária realizará a operação PARE E SIGA a cada uma hora em operação comboio. A Polícia Rodoviária Federal apoiará no controle e retenção do tráfego. Os moradores e comerciantes que se encontram na pista de descida foram avisados sobre a inversão de tráfego. A região está sinalizada pela concessionária. Veículos comerciais a partir de nove eixos e os ‘cegonhas’ não poderão subir a Serra na operação comboio.

Para atualizações de informações sobre o tráfego na região da Serra das Araras e demais trechos ao longo da rodovia, conectar na CCR FM 107,5, APP – CCR Rodovias ou no WhatsApp (11) 2795-2238

Veja nota na íntegra da CCR sobre a liberação da via

A CCR RioSP informa que o tráfego na pista de subida da Serra das Araras foi liberado. Nesse momento, a faixa da direita está liberada. Equipe de operação da concessionária monitora a região. Em caso de chuva forte o trecho poderá ser novamente interditado para segurança dos motoristas.

Com a liberação da pista de subida, a operação PARE E SIGA foi desmobilizada e a pista de descida da Serra das Araras volta a operar normalmente.

Durante todo o dia, as equipes de engenharia e conservação da concessionária trabalharam para recompor o pavimento danificado. Nos próximos dias, a concessionária deve concluir o projeto de recuperação do local.