Totens de segurança instalados em Porto Alegre têm 47% de acionamento “acidental” no primeiro mês
Segundo o secretário Alexandre Aragon, população precisará de tempo para se adaptar e usar o aparelho corretamente
Os totens de segurança interativo instalados pela prefeitura de Porto Alegre tiveram 47% de acionamento “acidental” no primeiro mês de operação, em balanço divulgado nesta terça-feira (23).
Ao toto, foram 445 registros neste período. Além do acionamento acidental, constam na lista: testes e manutenções realizados nos totens (37%), ocorrências que acionaram o sistema antivandalismo dos equipamentos (7%), furtos e roubos (5%), pedidos de ajuda (2%), pedidos de informação (1%), brigas (1%) e registros de desaparecimentos (1%).
“Os totens são equipamentos muito novos. É preciso aguardar que a população adapte o uso correto dos equipamentos à sua cultura”, disse o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
Segundo a prefeitura, os equipamentos também têm a função de prevenção. Na chuva da última terça-feira (16), os equipamentos emitiram mensagens de áudio à população sobre o alerta da Defesa Civil.
Foram instalados 8 dos 10 totens previstos. Faltam no Viaduto Otávio Rocha e no entorno da Praça da Matriz.
Os totens de segurança interativo têm quatro metros de altura, são blindados e possuem sensor antivandalismo.
Os totens estão no trecho 1 da Orla do Guaíba, que concentrou 29% dos acionamentos; Elevada da Conceição (25%); Rodoviária (15%); Pop Center (12%); trecho 3 da Orla do Guaíba (8%); Auditório Araújo Vianna (4%); avenida Salgado Filho (4%); e Largo Glênio Peres (3%).
Publicado por: André Rigue