Território Yanomami: PF prende 5 e apreende fazenda em operação contra garimpo
Ação também cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Rondônia e Roraima
A Polícia Federal prendeu cinco pessoas ligadas ao garimpo ilegal no Território Yanomami e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (3), durante a Operação Taurus Aureus.
A ação desta terça combate à logística e o financiamento das organizações criminosas atuantes no garimpo ilegal das terras indígenas na região Norte do Brasil.
Além das prisões, a Justiça também determinou os pedidos da Polícia Federal que atingem o financiamento da logística do garimpo. A PF apreendeu veículos e uma fazenda do grupo investigado.
Os investigadores dizem que são medidas legais de garantia e reparação dos “imensuráveis danos ambientais causados pela atividade”.
A ação é realizada nos estados de Roraima e Rondônia.
A PF diz que as medidas buscam descapitalizar as organizações criminosas responsáveis pela exploração do garimpo ilegal.
Os mandados estão diretamente ligados à Operação Libertação, a ação permanente iniciada em fevereiro de 2023 por determinação do então ministro da Justiça Flávio Dino, para desintrusão dos invasores da Terra Indígena Yanomami.