Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Moradores relatam terremoto no litoral de São Paulo; Google envia alerta em Miracatu

    Google emitiu um alerta de terremoto com magnitude estimada de 4,7 para a cidade de Miracatu

    Lucas RochaGabriele KogaVinícius Bernardesda CNN , em São Paulo

    Moradores relataram tremores de terra em cidades do Vale do Ribeira, em São Paulo nesta sexta-feira (16). Veja as imagens no vídeo abaixo.

    O Google emitiu um alerta de terremoto com magnitude estimada de 4,7 para a cidade de Miracatu. Já o Centro de Sismologia da USP apontou que o tremor teve magnitude 4 na escala Richter.

    “O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Tremores de magnitude 4.0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais”, escreveu o Centro, em nota.

    Nas redes sociais, circulam imagens de câmeras de segurança que mostram o momento do tremor de terra.

    A Defesa Civil do Estado confirmou um abalo sísmico de mesma intensidade na região do Vale do Ribeira, com mais intensidade na região de Miracatu. Segundo a Defesa Civil, mais cidades sentiram os impactos dos tremores. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros se colocaram à disposição para chamados de emergência.

    De acordo com a Defesa Civil, abalos sísmicos na escala de 3,5 a 5,4 não costumam causar danos estruturais.

    O órgão orienta a população a monitorar sinais de alteração estrutural e entre em contato com o 193 ou com o telefone 199, da Defesa Civil.

    O Centro de Sismologia da USP explicou que tremores desta magnitude não são raros no Brasil, e acontecem em média duas vezes por ano em território brasileiro.

    “Não se sabe ainda por que esta região do estado de São Paulo tem relativamente maior atividade sísmica do que outras. Mas, uma hipótese possível é que nesta região a placa da América do Sul é mais fina, resultando em maior concentração de pressões geológicas na crosta superior”, escreveu o Centro.

    “Magnitude 4 não chega a causar preocupação. Efeitos na região epicentral (felizmente pouco habitada) podem incluir pequenas trincas em reboco, queda de telha e outros objetos instáveis, e pequenos danos em casas de baixa qualidade. Os relatos recebidos pela USP não indicam nenhum efeito mais grave”, concluiu.

     

    Google emitiu alerta de terremoto nesta sexta-feira (16) / Google

    Saiba como os terremotos são medidos.

    Tópicos