Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Terra Yanomami instala internet de empresa de Elon Musk que ajudará serviços de saúde

    De acordo com associação, serviço via satélite da Starlink possibilitou conexão virtual em região de difícil acesso; internet será utilizada em postos de saúde para repasse de dados

    Terra Yanomami instala primeira antena de internet via satélite de empresa de Elon Musk
    Terra Yanomami instala primeira antena de internet via satélite de empresa de Elon Musk Urihi Associação Yanomami

    Carolina FigueiredoLéo Lopesda CNN

    em São Paulo

    Uma terra indígena Yanomami no estado de Roraima instalou sua primeira antena de internet via satélite da Starlink – empresa do bilionário Elon Musk.

    De acordo com a Urihi Associação Yanomami, a nova antena possibilitou conexão de wi-fi em uma região de difícil acesso, que será utilizada pelos serviços de saúde.

    A instalação foi feita em uma terra Yanomami na Serra dos Sururucus, no município de Alto Alegre, em Roraima – próxima à fronteira com a Venezuela.

    “A Terra Indígena Yanomami tem uma logística de difícil acesso, e diariamente os profissionais que atuam nos postos de saúde precisam manter a comunicação com a equipe do Distrito Yanomami para repasse de informações sobre resgate de pacientes em estado de saúde grave e repasse de dados populacionais”, explicou a associação.

    Até então essa logística era realizada via rádio ou orelhão, “que em determinados momentos não funcionam”, acrescentou.

    A associação exemplificou: “Se paciente X deu entrada no polo-base às 20hrs, a comunicação via radiofonia encerra às 06hrs. A equipe tenta comunicação via orelhão, mas acaba não funcionando. Com a internet, a equipe entrará em contato rapidamente e solicitará que agilizem no primeiro horário do dia seguinte o resgate do paciente.”

    A verba para viabilizar a instalação da Starlink foi proveniente de um projeto em parceria com o fotógrafo Gabriel Chaim.

    Chaim fotografou algumas comunidades indígenas e realizou a exposição fotográfica “Devolvo Ouro” em uma galeria de São Paulo. O lucro da exposição foi inteiramente revertido para a comunidade Yanomami.

    “Muito obrigado a todos os envolvidos nessa causa”, escreveu o fotógrafo em uma publicação no Instagram.

     

    View this post on Instagram

     

    A post shared by Gabriel Chaim (@gabrielchaim)