Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Terceira morte por dengue é confirmada na Bahia

    Como estratégia de combate ao mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, cidades baianas passam a contar com carro fumacê

    Camila Tíssiada CNN

    A terceira morte por dengue este ano foi confirmada na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), até 18 de fevereiro de 2024, foram notificados 8.674 casos prováveis da doença.

    A Sesab já havia detalhado que as outras duas mortes haviam sido registradas em Caetité e Jacaraci. A terceira morte foi registrada na cidade de Piripá, mas a data não foi informada pela pasta.

    Ainda segundo o levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), a Bahia está com 13 municípios em epidemia de dengue. Outros oito estão em alerta ou sob risco.

    Como estratégia de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, cidades baianas passam a contar com o Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê. O serviço consiste na pulverização de inseticida para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

    A estratégia é direcionada inicialmente para: Wanderley, Lajedão, Morro do Chapéu, Salvador, Piripá, Encruzilhada, Bonito, Feira de Santana, Jacaraci e Juazeiro.

    A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, aponta que “o fumacê é o que chamamos de último método a ser utilizado, recorremos a ele quando os outros métodos de controle não são suficientemente eficazes ou viáveis”, comentou.

    Na capital baiana, o carro fumacê circula nos bairros onde houve Carnaval. O trajeto prevê os bairros Barra, Ondina, Garcia, Campo Grande, Nordeste de Amaralina e Itapuã.

    Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Salvador (SMS), destaca o registro importante de redução em 54% dos casos prováveis da dengue até o dia 15 de fevereiro, quando comparados com o mesmo período de 2023 apenas na capital. Os casos confirmados também apresentam significativa diminuição, foram 453 nesse mesmo período do ano passado, contra 154 em 2024.

    “Fomos protagonistas do maior evento de massa do país com grande circulação de pessoas, e seguiremos dando exemplo quando o assunto é trabalho permanente, preventivo e pós operacional. Nesse sentido, essas atividades nos circuitos do Carnaval são fundamentais, porque eliminamos os mosquitos, utilizando para tanto o carro fumacê. Além disso, durante esta semana serão realizadas também atividades de inspeção em unidades de saúde, locais de ensino e de grande circulação de pessoas, tais como estações de transbordo, metrô e marítimas para o combate ao mosquito transmissor das arboviroses”, afirmou.

    Tópicos