Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ter adultos vacinados com 1ª dose permite reabertura, diz Centro de Contingência

    São Paulo pretende liberar horários de atividades a partir de 17 de agosto

    Da CNN, em São Paulo

    O epidemiologista e coordenador do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo, Paulo Menezes, explica em entrevista à CNN neste domingo (1º) o critério utilizado pelo estado para o fim das restrições de horário para o funcionamento de atividades a partir do próximo dia 17.

    “Esse passo adiante é decorrente de uma melhora que estamos observando há mais de dois meses. Em mais 15 dias devemos ter toda a população adulta vacinada com pelo menos uma dose, isso permite dar esse passo. Mas continuamos com circulação de vírus e números de casos importantes, precisamos manter as medidas de distanciamento e uso de máscara”, afirma.

    O fato de que as pessoas mais jovens estarão vacinadas por pouco tempo quando as atividades retornarem não preocupa o coordenador, já que as pessoas mais velhas já estarão imunizadas. “O grupo que está sendo vacinado agora, 18 a 29 anos, responde a 20% dos casos na pandemia. Quando reabrirmos, mesmo que haja uma proporção dessa idade que acabou de tomar a primeira dose, a maioria da população já terá tomado há mais de 15 dias. Além disso, as pessoas mais vulneráveis já estão praticamente cobertas com as duas doses”, defende.

    Paulo Menezes, coord. do Centro de Contingência da Covid-19 em SP (01.Ago.2021)
    Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência contra a Covid-19 em SP (01.Ago.2021)
    Foto: Reprodução/CNN

    Menezes diz que estar parcialmente vacinado já gera defesas no corpo. “Pesquisas em outros países mostram que já na primeira dose há sim uma proteção importante, de forma geral acima de 50%. Tenho temor sim com a variante Delta, que vem causando surpresas internacionalmente, mas temos expectativa vacinal maior aqui que em outros países”.

    Tópicos