Tensão entre Rússia e Ucrânia, posse de Fachin e Moraes no TSE e mais de 22 de fevereiro
Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia
A escalada das tensões no Leste Europeu, com o envio de tropas russas para a Ucrânia, e a posse de Edson Fachin e Alexandre de Moraes no TSE estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 22 de fevereiro.
Tensão ne Leste Europe
Para “estabelecer a paz”, a Rússia começou a enviar tropas para regiões da Ucrânia, após o presidente Vladimir Putin reconhecer a independência e soberania de duas regiões separatistas: a República Popular de Donetsk e a República Popular de Luhansk. Em reunião de emergência no Conselho de Segurança das Nações Unidas, os Estados Unidos classificaram a ação como “absurda” e afirmaram que as consequências de uma invasão serão terríveis para todo o mundo.
Posse no TSE
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Alexandre de Moraes tomam posse nesta terça-feira (22) como presidente e vice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente. Fachin, de 64 anos, assume o lugar de Luís Roberto Barroso, que deixou o cargo na última semana.
Vacina nacional
O Ministério da Saúde deve apresentar hoje a primeira vacina 100% nacional contra a Covid-19, com insumos produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A expectativa é de que, em uma primeira fase, 20 milhões de doses sejam entregues ao governo para inclusão no plano nacional de imunização.
Sigilo de processos
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal a retirada do sigilo dos processos que protocolou após receber o relatório da CPI da Pandemia. Para o procurador, o sigilo dos documentos dificulta comunicações processuais e as medidas adotadas pelo Ministério Público nos desdobramentos da comissão.
Pelé com infecção urinária
O maior jogador de futebol da história, Pelé foi diagnosticado com infecção urinária durante a internação para tratamento do câncer de cólon, descoberto em setembro do último ano. Edson Arantes do Nascimento foi internado em São Paulo no último dia 13. Conforme o último boletim médico, o rei do futebol segue com quadro estável e deve receber alta nos próximos dias.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br