Temporais e queda de granizo voltam a ameaçar a região Sul nesta terça-feira (12)
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta válido a partir das 10h da manhã, com possibilidade de chuvas, ventos, granizo e risco de alagamentos
Após a passagem de um ciclone extratropical que matou 47 pessoas no sul do Brasil durante o feriado e o final de semana, a região deve voltar a enfrentar fortes chuvas nesta terça-feira (12).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido a partir das 10h da manhã de terça, com possibilidade de chuvas que variam entre 50 e 100 mm por dia, com ventos acima dos 60km/h e possibilidade de granizo e risco de alagamentos.
O alerta é válido para quase todo o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e para o sudoeste do Paraná. No RS, as temperaturas ficam entre 16°C e 23°C; em SC entre 19°C e 29°C; e no PR entre 15°C e 28°C
Em entrevista à CNN Rádio, a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki disse que a semana será de alerta para toda a região Sul do Brasil.
“A semana inteira será de chuva no Sul, com possibilidade de alagamentos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, alertou Sassaki.
De acordo com ela, a formação de uma nova frente fria, que demorará a passar, vai provocar as chuvas.
“Para amanhã e quarta há a expectativa de maiores volumes acumulados de chuva”, completou.
Região Sudeste
O Sudeste terá “tempo firme no início da semana e temperaturas elevadas, com umidade relativa do ar abaixo do recomendado em Minas Gerais e São Paulo.”
A frente fria do Sul avança para a região na quinta-feira e muda o tempo em São Paulo e Rio de Janeiro, com chuvas e temperaturas mais baixas.
Região Centro-Oeste
No Mato Grosso do Sul, há possibilidade de temporais a partir de quarta.
“Goiás e Mato Grosso terão tempo firme, com início de semana com temperaturas elevadas, a exemplo de Cuiabá, na faixa dos 41 graus”, disse Sassaki.
Regiões Norte e Nordeste
O interior do Nordeste, sul do Pará e Tocantins terão temperaturas elevadas, de até 40 graus, com chuva passageira no litoral do Nordeste e chance de pancadas no Acre, Rondônia e Amazonas.
Veja também: Entenda como se comporta um ciclone extratropical
(Com produção de Isabel Campos)