Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Temporais devem atingir região Sul após forte onda de calor

    A combinação de variáveis atmosféricas causará precipitações maiores que 50 milímetros

    Pedro Pupulimda CNN*

    A partir da próxima sexta-feira (15), mudanças no padrão de circulação atmosférica com a passagem de duas frentes frias na altura do Rio Grande do Sul causarão pancadas de chuva na região Sul do Brasil, segundo o Climatempo. A virada do tempo acontecerá logo após as fortes ondas de calor que atingem a região nessa semana.

    Na última segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de classificação amarela para a onda de calor que atinge, entre os dias 11 e 15 deste mês, cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

    As altas temperaturas no Sul têm se destacado, mas o que chama a atenção dos meteorologistas é a previsão de retorno das pancadas de chuva nos próximos dias. A quinta-feira (14) ainda será marcada por muito sol e calor na região, e deve ser sucedida por diversas pancadas de chuva.

    No fim da tarde de quinta, algumas localidades da Campanha Gaúcha e do sul, oeste e centro do Rio Grande do Sul já podem ter pancadas de chuva. Conforme o Climatempo, elas acontecerão localizadamente, mas podem vir fortes, com raios e rajadas de vento.

    Esse período chuvoso será marcado por chuvas maiores de 50 milímetros em todos os estados do Sul, segundo o Inmet, com exceção para o extremo sul do Rio Grande do Sul que terá pouca precipitação.

    (*Sob supervisão de Felipe Andrade)

    Tópicos