Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Temperatura não deve passar máxima de 13ºC em SP neste sábado; veja previsão

    Forte frente fria que passa por São Paulo avança neste sábado o Espírito Santo e o Sul da Bahia

    SP amanheceu gelada neste sábado (20)
    SP amanheceu gelada neste sábado (20) Werther Santana/Estadão Conteúdo

    Da CNN Brasil

    São Paulo

    A cidade de São Paulo amanheceu gelada neste sábado (20), com sensação térmica chegando a 1ºC no aeroporto de Congonhas, Zona Sul da capital, onde os termômetros indicavam 9ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo).

    Por volta das 6h, a rede de estações meteorológicas do CGE registrava média de 10ºC na cidade. Em M’Boi Mirim, na zona sul, os termômetros indicavam 10ºC com sensação de 2ºC; Em Santana, na Zona Norte, os termômetros apontavam 10ºC com sensação de 5ºC. Segundo os técnicos, o radar meteorológico não apontava chuva sobre a Região Metropolitana.

    “Os termômetros não devem ultrapassar a máxima de 13ºC. Os ventos que sopram do quadrante sul acentuam a sensação de frio. Não há previsão de chuva, apenas potencial para garoa entre o fim da tarde e início de noite”, disse o centro em nota.

    O CGE diz que a presença do ar frio e úmido deve manter a temperatura baixa no fim de semana, com expectativa de recordes de temperatura mínima e máxima mais baixas do inverno de 2022.

    As menores mínimas e máximas do ano até agora foram registradas no outono, segundo banco de dados do CGE. A menor média da temperatura mínima na cidade, 6,3°C, foi aferida em 20 de maio, lembra o centro, e menor máxima na cidade, 12,6°C, ocorreu em 18 de maio.

    A menor mínima absoluta, que é observada em apenas um local, aconteceu também no outono, na madrugada de 13 de junho,  0,7°C no distrito de Engenheiro Marsilac, na Subprefeitura de Parelheiros, no extremo da Zona Sul.

    “No domingo (21), ainda há condições para chuviscos na madrugada, no entanto, no decorrer do dia, o sol aparece entre muitas nuvens. Os termômetros oscilam entre a mínima de 9°C e a máxima de 17°C”, prevê o CGE.

    Com base no monitoramento do CGE, na última semana, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou estado de alerta para baixas temperaturas em toda cidade, vigente desde quinta-feira (18).

    Demais regiões do país:

    A forte frente fria que passa por São Paulo avança neste sábado o Espírito Santo e o Sul da Bahia, onde deve ficar semi-estacionária neste fim de semana, diz o Clima Tempo, que fala em grande quantidade de nuvens sobre o leste do Paraná, de São Paulo, Rio de Janeiro, leste e sudeste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo.

    O ar frio polar continua espalhado sobre grande parte do interior do país, diz o centro em nota. Temperaturas muito baixas são observadas sobre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

    Na região Sul, apesar do sol aparecer, o frio é intenso o dia todo. A região amanheceu o sábado com geada generalizada.

     

    No Centro-Oeste, o Clima Tempo espera que o sábado tenha sol e algumas nuvens, com baixas temperaturas à noite e no começo da manhã. “Deve gear no sul de Mato Grosso do Sul”.

    Na Região Norte, os especialistas esperam frio ao amanhecer e à noite em Rondônia, no Acre e no oeste e centro-sul do Amazonas, e pancadas de chuva no Amapá, no Pará, no norte e leste do Amazonas e em Roraima.

    No Nordeste do Brasil, o sol predomina no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, no interior da Paraíba, no centro e oeste da Bahia e no Maranhão. Pancadas de chuva podem ser vistas no norte e oeste do Maranhão, no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

    O Clima Tempo alerta que até 24 de agosto, os maiores volumes de chuva sobre o Brasil vão ocorrer no extremo norte e no litoral leste do Nordeste. “Após a passagem de uma forte frente fria, o ar seco volta a predominar sobre o Brasil. A chuva volta a aumentar no leste do Nordeste com a passagem de uma frente fria”.

    *Publicado por Ligia Tuon