“Tema para a Polícia Federal”, diz Queiroga sobre ataque hacker
Em conversa com a CNN Brasil, o ministro da Saúde disse que a área técnica tem trabalhado intensamente para resolver o problema
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira (10) que a invasão que tirou do ar o site da pasta é um tema para a Polícia Federal.
Em conversa com a CNN Brasil, o ministro disse achar “pouco provável” que todo o sistema seja restabelecido ainda nesta sexta-feira (10).
“Tema para Polícia Federal”, disse o ministro. “A área técnica tem trabalhado intensamente para resolver o problema”, acrescentou.
Por causa da invasão hacker, a pasta anunciou que a portaria com restrições para a entrada de estrangeiros no país será postergada por mais uma semana.
A Polícia Federal já conseguiu identificar que os hackers que invadiram o site do Ministério da Saúde não tiveram acesso a dados importantes do sistema de saúde do país.
A CNN Brasil apurou que os agentes conseguiram identificar e bloquear a conta que acessou o portal da pasta.
Segundo os investigadores, na apuração inicial, foi possível identificar que não houve criptografia nem sequestro de dados.
A Polícia Federal classificou o ataque como não relevante e, segundo relatos à CNN Brasil, grande parte dos sistemas do Ministério da Saúde já foi restabelecido.
A investigação indica que o ataque foi feito por hackers que buscam o que é chamado de pichação, quando a intenção é a de apenas derrubar páginas, impedir acesso temporário ao sistema, ou escrever algo na página principal de determinado site.