Vídeo: asfalto derrete em meio ao calor extremo de Santa Catarina
Especialista afirma que esse tipo de situação pode acontecer se a composição não for adequada para o clima


Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um homem pisando e afundando o calçado no asfalto, que parecia estar derretido. As imagens foram filmadas no município de Maracajá, região sul de Santa Catarina, na terça-feira (11).
Confira o Vídeo:
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), algumas cidades da região chegaram a registrar temperatura máxima acima de 40°C no dia em que o vídeo foi filmado.
De acordo com Kamilla Vasconcelos, professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli-Usp, o asfalto pode ter composição e classificação diferentes. Sendo assim, a escolha do material deve estar sempre associado ao tráfego que ele irá receber e o clima da região.
A professora afirmou ainda que extremos de temperatura podem levar o material a condições que ele não foi projetado. “O asfalto derivado de petróleo é um material sensível à temperatura. Em temperaturas muito baixas ele se comporta como um sólido e em temperaturas muito altas ele fica fluido. Os limites de consistência vão estar associados à característica do material.” afirmou
Kamilla reforçou que o importante é reforçar que nem todo asfalto (derivado do petróleo) é igual, mas que situações como a do vídeo podem sim acontecer se o material não tiver a composição adequada para o clima da região.
A CNN tentou contato com a Prefeitura de Maracajá (SC), mas até então não obteve resposta.