Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Menina de 7 anos é picada por cobra no quintal de casa em Blumenau (SC) 

    Segundo o Corpo de Bombeiros, criança foi picada no calcanhar esquerdo

    Juliana Bernardinoda CNN*

    Uma menina de 7 anos foi picada por uma cobra no quintal de casa, em Blumenau (SC), no Vale do Itajaí, na manhã desta terça-feira (4).

    O caso ocorreu por volta das 8h40, no bairro Progresso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a criança foi levada pela família até o GBM Garcia, onde recebeu atendimento médico inicial.

    A menina estava consciente, com os sinais vitais normais e um ferimento no calcanhar esquerdo. Posteriormente, a vítima foi levada ao Hospital Santo Antônio (HSA) para avaliação médica especializada.

    Ainda de acordo com os Bombeiros, os familiares da criança disseram à corporação que acreditam que ela foi picada por uma jararacuçu, víbora venenosa da família dos viperídeos. Entretanto, até o momento, a espécie da cobra não foi confirmada.

    Acidentes com animais peçonhentos aumentam no calor

    Dados do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina apontam que entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro deste ano, foram registradas 203 ocorrências de busca e captura de animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões e lacraias em todo o estado.

    Segundo os especialistas, durante o verão, há uma maior proliferação de presas como ratos, baratas e lagartos, o que atrai estes animais para áreas urbanas e rurais.

    Como evitar

    A maior parte dos acidentes com animais peçonhentos ocorre nos pés e pernas. Por isso, o Corpo de Bombeiros recomenda que:

    • Usar botas de cano alto ou botinas com perneiras ao circular por áreas de vegetação densa, como matas, campos e praias;
    • Evitar colocar as mãos em buracos, pilhas de folhas secas ou entulhos, pois podem servir de esconderijo para esses animais;
    • Manter o quintal limpo, eliminando acúmulo de lixo, entulhos e lenha, que podem atrair roedores e, consequentemente, serpentes;
    • Estar atento ao fazer trilhas ou trabalhar em áreas abertas com vegetação alta.

    O que fazer em caso de picada

    • Lavar o local da picada com água e sabão;
    • Evitar movimentação excessiva para não espalhar o veneno pelo corpo;
    • Remover anéis, pulseiras ou outros itens que possam dificultar a circulação em caso de inchaço;
    • Não fazer torniquete, cortes ou aplicar substâncias no local da picada;
    • Acionar imediatamente o serviço de emergência pelos telefones 193 ou 192;
    • Se possível, tirar uma foto do animal para facilitar a identificação e o tratamento adequado.

     *Sob supervisão 

    Tópicos