Formação de ciclone extratropical deixa Santa Catarina e Paraná em alerta
A formação será entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul e dará início a uma frente fria com risco de enchentes e alagamentos


Os estados de Santa Catarina e Paraná entraram em alerta nesta segunda-feira (20) devido à formação de um ciclone extratropical no mar.
Segundo a Climatempo, as rajadas de vento podem chegar até 90 km/h em Santa Catarina. Na região metropolitana de Curitiba (PR), os ventos podem alcançar até 70 km/h.
A formação será entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul e dará início a uma frente fria, que ocasionará em temporais e ventos fortes na região Sul, que já vem enfrentando desafios em decorrência das chuvas fortes.
Para o Rio Grande do Sul, a Climatempo emitiu no domingo (19) um alerta de perigo, também em razão do ciclone extratropical, que é válido até esta segunda. Há possibilidade de rajadas de aproximadamente 90 km/h.
O temporal no Sul do país aumenta os riscos de destelhamentos, quedas de galhos, árvores e danos em estrutura e distribuição de energia elétrica. Além disso, essas regiões entram em risco de alagamentos e enchentes neste começo de semana, o que pode causar grandes transtornos nas oeste, centro-norte e sul de Santa Catarina e cidades do sul, região central, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em quase todo o território catarinense, além de partes do Paraná e do Rio Grande do Sul.
O Inmet também emitiu um alerta laranja (de perigo) para chuvas intensas em grande parte do Paraná. O alerta, válido até a próxima terça-feira (21), também abrange partes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no litoral sul de São Paulo.
Chuvas no Sul
O estado de Santa Catarina foi um dos mais afetados pelas chuvas dos últimos dias. Até o último sábado (18), 13 municípios catarinenses haviam decretado situação de emergência em razão das consequências dos temporais.
Na sexta-feira (17), os bombeiros encontraram o corpo de um idoso de 72 anos que havia desaparecido de um rancho de pesca na cidade de Governador Celso Ramos, a 55 quilômetros de Florianópolis.
Também na sexta, as chuvas provocaram a abertura de uma cratera na rodovia BR-101, entre Biguaçu e Governador Celso Ramos, na região metropolitana de Florianópolis.
* Sob supervisão