Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quadrilha especializada em roubar caminhonetes lucrou mais de R$ 2 mi no RS

    De acordo com a Polícia Civil, mais de 50 veículos foram levados pelo grupo nos últimos seis meses

    Gabriela MilaneziJuliana Bernardinoda CNN , em São Paulo

    A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou uma ação nesta segunda-feira (27) com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em roubo, furto adulteração e comercialização de caminhonetes de luxo. Segundo a corporação, o grupo lucrou mais de R$ 2 milhões com os crimes.

    A operação ocorreu nas cidades de Frederico Westphalen, Seberi, São Leopoldo e Canoas, onde foram cumpridos seis mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.

    De acordo com a Polícia Civil, mais de 50 veículos foram furtados pela quadrilha nos últimos seis meses. Até o momento, seis pessoas foram presas e uma Mercedes A200 foi apreendida.

    As investigações, que iniciaram em agosto de 2024, revelaram que a quadrilha utilizava equipamentos eletrônicos como “clonadores” de chaves e módulos de ignição.

    Em média, os criminosos levavam menos de 30 segundos para desbloquear e dar partida nas camionetes. Posteriormente, os veículos eram levados para galpões ou oficinas clandestinas, onde tinham suas placas adulteradas.

    Imagens enviadas à CNN mostram o momento da ação de um dos criminosos. Assista: 

    As caminhonetes eram revendidas no mercado paralelo, por meio de plataformas digitais.

    De acordo com o delegado Luiz Firmino, responsável pela operação, os criminosos possuíam conhecimento técnico e utilizavam ferramentas modernas para acessar veículos.

    As autoridades seguem com as investigações a fim de identificar outros possíveis integrantes do grupo e compradores que, mesmo de forma inadvertida, adquiriram os veículos adulterados.


    * Sob supervisão 

    Tópicos