Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Performance de “Jesus de fio-dental” em bloquinho do RS gera polêmica; veja

    Apresentação carnavalesca do "Bloco da Laje" ocorreu em Porto Alegre; deputado federal formulou denúncia no MPF

    Mariana Grassoda CNN*

    No último domingo (26), durante o “Bloco da Laje” em Porto Alegre, uma apresentação carnavalesca retratando “Jesus Cristo” com poucos trajes causou grande polêmica nas redes sociais.

    A performance, parte do evento “Carnaval Sublime”, mostrava um folião interpretando Jesus Cristo, que progressivamente se despia até ficar apenas com uma tanga fio-dental, aos versos de: “Vamos tirar Jesus da cruz”, “Jesus é negão” e “Jesus é mulher”.

    O vídeo da apresentação se espalhou rapidamente pelas redes sociais, gerando uma onda de críticas por parte de usuários que consideraram a performance ofensiva e desrespeitosa com a fé cristã. Veja abaixo:

    Usuários chegaram a especular que uma professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), instituição jesuíta da região, teria participado do bloco e compartilhado as imagens.

    Em resposta às acusações a Unisinos emitiu uma nota oficial esclarecendo que a pessoa que fez a postagem não faz parte de seu quadro de docentes.

    A universidade também repudiou o compartilhamento de informações falsas e reafirmou seu compromisso com a fé, a justiça e o serviço à sociedade, manifestando-se contrária a qualquer forma de intolerância religiosa.

    O deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF) afirmou que a apresentação é um “absurdo” e um “desrespeito com o cristianismo”. Ele anunciou que formalizou uma denúncia contra os responsáveis pela performance por “vilipêndio e racismo religioso” no Ministério Público Federal (MPF).

    O “Bloco da Laje” é um coletivo teatral carnavalesco que promove cortejos e apresentações nas ruas e nos palcos desde 2011.

    Essa não é a primeira vez que o bloco se envolve em polêmicas relacionadas às suas apresentações. Em anos anteriores, o grupo já havia sido alvo de críticas pela performance de Jesus Cristo com a música “Pregadão”.

    A CNN tenta contato com Bloco da Laje e o espaço segue aberto para manifestações.

    Tópicos