Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas no Paraná: uma pessoa morre e mais de 3.000 são afetadas

    Defesa Civil do estado informou que 147 casas foram atingidas no município de Morretes; pela primeira vez moradores receberam alerta do Sistema Cell Broadcast

    Alan Cardosoda CNN*Luan Leãoda CNN , São Paulo

    Uma pessoa morreu após às chuvas que atingiram o litoral do Paraná entre a noite de sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8). Cerca de 3.000 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelo temporal, segundo estimativa da Defesa Civil do estado.

    A única morte registrada até agora aconteceu no bairro de Limeira, em Guaratuba. Na cidade, as inundações atingiram casas e até a sede da subprefeitura.

    De acordo com o órgão estadual, a região de Cubatão, no mesmo município, foi a mais afetada. No bairro, um micro-ônibus escolar não conseguiu prosseguir viagem após a água invadir a via e deixou 13 estudantes ilhados.

    Sem sinal de internet e telefone, o Corpo de Bombeiros foi acionado somente pela manhã para resgatar o grupo. A corporação utilizou uma embarcação e um avião para localizar o veículo. Todos foram retirados em segurança.

    Em Morretes, o acumulado de chuvas chegou a 276,2 mm e foi o maior do estado. Os bairros de Floresta, Rio Sagrado, Sambaqui, Passa Sete, Estrada da Pitinga, Mundo Novo, Pindaúva e Candonga foram os mais atingidos.

    Aproximadamente 147 residências — cerca de 686 pessoas — foram afetadas. Pela primeira vez, três regiões da cidade receberam o alerta do Sistema Cell Broadcast, na madrugada deste sábado.

    “Há algumas pessoas ilhadas. Estamos estudando a necessidade de montar um posto de comando próximo, já que o local é de difícil acesso, apenas com o uso de barcos”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

    Na cidade de Antonina, a localidade de Cedro tem aproximadamente 30 casas inundadas com um volume de água que chega a 40 centímetros nas casas. O acesso à comunidade está interditado.

    Em Ponta da Pita, 45 casas foram alagadas, mas a água já baixou. A cidade de Paranaguá, onde choveu 144,4 mm, não houve registro de desabrigados ou desalojados até o momento.

    A Serra do Mar registrou dois deslizamentos, um de pedras e outro de sedimentos, durante a madrugada neste sábado. As ocorrências aconteceram na altura dos quilômetros 14 e 41 da BR-277, os trechos chegaram a ser interditados totalmente, mas houve liberação parcial.

    Na PR-508, um alagamento no quilômetro dois bloqueou o trânsito nos dois sentidos. O mesmo aconteceu na PR-407, altura do quilômetro 1,2. Os dois trechos já foram liberados.

    Tópicos