Sul deve enfrentar temperaturas altas neste final de semana, diz meteorologista
Em entrevista à CNN, Mamedes Luiz Melo explica que Brasil continua a sofrer efeitos do La Niña; Rio Grande do Sul pode voltar a bater 40ºC
Nos últimos dias, uma forte de onda de calor impactou as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou a um recorde de 50,8ºC.
O fenômeno das temperaturas altas se estende até o Sul, onde os termômetros da capital gaúcha de Porto Alegre chegaram a marcar 40ºC.
Em entrevista à CNN, o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mamedes Luiz Melo, disse que o calor deve continuar afetando essas regiões no próximo final de semana.
Ele explica que as temperaturas devem passar da casa dos 40ºC em algumas regiões do Rio Grande do Sul. “Mas não vai ser toda região Sul e Sudeste. Vão ser em partes”, comenta, pontuando que as chuvas previstas em algumas localidades ajudam a abaixar as temperaturas.
O meteorologista afirma que esse calor mostra que ainda existem reflexos no Brasil do fenômeno La Niña – resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico que altera a dinâmica da atmosfera.
Uma das consequências é o calor com baixa umidade visto no Sul, e as temperaturas altas e chuvas intensas em partes do Sudeste.
Mamedes explica que esses fenômenos são padrões meteorológicos para o período de verão, mas são potencializados pelo La Niña.
“Essas características não vão mudar até o final do verão. Nada ainda está certinho como será. Vai haver muitas oscilações, mas sempre com essas características”, concluiu.
Veja a entrevista completa no vídeo no topo da página
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”658933″ title_galeria=”Eventos climáticos extremos de 2021″/]