Vídeo: ambulante tenta agredir PMs e é morto no Brás, centro de SP
Outros vendedores tentam conter o homem e, em seguida, um dos policiais dispara contra ele
Um ambulante senegalês foi baleado por um policial militar na tarde desta sexta-feira (11) no bairro do Brás, região central de São Paulo. O caso ocorreu na Rua Joaquim Nabuco.
Imagens gravadas por pessoas que estavam próximas ao local mostram o momento da confusão. Pelo menos dez policiais participam da ação.
Nas imagens, Ngange Mbaye, de 34 anos, pega uma barra de ferro e tenta atacar os agentes. Outros vendedores tentam contê-lo e, em seguida, um dos policiais dispara contra ele.
Veja abaixo:
Segundo a Polícia Militar, os agentes estavam em uma ação para apreender mercadorias irregulares quando o homem se exaltou.
O policial agredido foi socorrido. Já o ambulante chegou a ser estabilizado no local, mas não resistiu aos ferimentos.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso e afastou o PM envolvido na morte. Leia a nota abaixo na íntegra:
“A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) e afastou das atividades operacionais o agente envolvido na morte de um homem de 34 anos, ocorrida nesta sexta-feira, na Avenida Rangel Pestana. O homem, que agrediu um policial militar com uma barra de ferro, foi socorrido à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu ao ferimento. A barra utilizada na agressão foi apreendida, assim como a arma do agente. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)”.
O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) divulgou uma nota de pesar lamentando a morte de Mbaye. “Expressamos nossa solidariedade à família de Ngange, à comunidade senegalesa e a todas as pessoas migrantes que, diariamente, enfrentam racismo, xenofobia e precarização em suas rotinas de trabalho e sobrevivência”.
O CDHIC é uma organização da sociedade civil que atua na promoção e defesa dos direitos e cidadania de migrantes e refugiados. Veja abaixo a nota na íntegra:
Ver esta publicação no Instagram