São Paulo tem previsão de forte temporal para o primeiro fim de semana do verão
Tempestades e alagamentos estão previstos para essa sexta-feira (20)


O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que, nesta sexta-feira (20), a capital paulista terá um dia de “grande quantidade de nuvens, aberturas de sol e sensação de abafamento”.
No decorrer da tarde, a aproximação de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva generalizadas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
Há risco de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. As temperaturas variam entre a mínima de 21°C durante a madrugada e a máxima de 27°C no início da tarde.
No sábado (21), a temperatura ficará entre 20°C e 25°C. Uma frente fria no litoral paulista manterá o tempo instável, com nebulosidade persistente. As chuvas mais intensas são esperadas para o período da tarde. Existe a chance de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco.
Nesta sexta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades em todo o estado de São Paulo.
O instituto divide os alertas em três graus de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
A previsão é de chuva de até 60 mm/h com ventos intensos de até 100 km/h. Os temporais podem causar cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Dados divulgados pelo CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que dezembro acumulou até o momento 55,4 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 30,3% dos 182,9 mm esperados para o mês.