Procon notifica comércios do litoral de SP para reforço de estoques de remédios
Consumo aumentou devido ao surto de virose que atinge região desde a virada do ano


O Procon-SP notificou associações e distribuidores de bebidas, alimentos e remédios para agilizarem a reposição e o reforço dos estoques após o surto de virose no litoral paulista, nesta segunda-feira (6).
O objetivo é prevenir a falta de produtos destinados aos turistas e moradores da região que, devido ao surto de doenças gastrointestinais, pode aumentar a demanda de medicamentos, água mineral e bebidas isotônicas.
De acordo com o Procon, até agora, os preços permanecem os mesmos e as informações identificadas até agora não indicam estabelecimento. A autarquia classifica a ação como um movimento preventivo.
As associações notificadas para o reforço de estoque e reposição são:
- Associação Paulista de Supermercados (APAS);
- Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV);
- Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma);
- Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).
Surto de Virose
Durante a virada do ano, a região do Guarujá registrou diversos casos de doenças gastrointestinais, levando a um aumento da busca por atendimento médico que sobrecarregou o sistema de saúde. Os relatos envolviam sintomas de náuseas, vômitos, diarreia e dores intensas na barriga.
A Prefeitura do Guarujá notificou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre a possibilidade de vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada.
*Sob supervisão