Operação combate tráfico interestadual de armas de fogo em São Paulo
Agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Guarulhos, Jaú, Mogi das Cruzes e Sorocaba


Uma operação combate o comércio ilegal e o tráfico interestadual de armas de fogo, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (5).
A Operação Êmbolo é realizada pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Os agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Guarulhos, Jaú, Mogi das Cruzes e Sorocaba. Foram apreendidas armas, munições e dinheiro em espécie.
A CNN apurou que o esquema ilegal envolve lojas regulares de armamento, que desviavam suas funções para comercializar as armas para organizações criminosas.
A investigação começou após a prisão em flagrante de um homem que transportava quatro fuzis em um veículo com destino ao Rio de Janeiro. O suspeito alegou ter recebido as armas em Mogi das Cruzes, mas as apurações da PF indicaram que os fuzis pertencem a uma loja localizada em Jaú, que não possui autorização para comercializar esse tipo de armamento.
Além disso, a polícia afirma que não há registros de extravio ou furto dessas armas, reforçando as suspeitas de envolvimento da empresa no esquema criminoso.
O cumprimento dos mandados nesta manhã busca coletar novos elementos de prova, identificar outros envolvidos e aprofundar as investigações sobre a rede de fornecimento ilegal de armas para facções criminosas.