Fortes chuvas provocam transtornos e alagamentos na Grande São Paulo
Defesa Civil Estadual disparou cinco alertas severos e dois extremos para avisar população sobre o temporal
- 1 de 9
Em Guarujá (SP), foram registrados seis pontos de deslizamento • Defesa Civil SP
- 2 de 9
Em Franco da Rocha, uma estação de trem ficou alagada e precisou interromper o funcionamento • Defesa Civil SP
- 3 de 9
Em Franco da Rocha, quedas de árvores foram registradas após as chuvas • Defesa Civil SP
-
- 4 de 9
Em Franco da Rocha, chuva deixou ruas alagadas • Defesa Civil SP
- 5 de 9
Em Franco da Rocha, quedas de árvores foram registradas após as chuvas • Defesa Civil SP
- 6 de 9
Ambos os sentidos da Marginal Tietê ficaram alagados e intransitáveis em diversos pontos. • Defesa Civil SP
-
- 7 de 9
Ambos os sentidos da Marginal Tietê ficaram alagados e intransitáveis em diversos pontos. • Defesa Civil SP
- 8 de 9
Em Caieiras, ruas ficaram alagadas após o temporal • Defesa Civil SP
- 9 de 9
Bairro Jardim Marcelino, em Caieiras (SP), acumulou mais de 130mm e foi o mais afetado pelas chuvas. • Defesa Civil SP
-
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de São Paulo desde a última sexta-feira (31) provocaram diversos pontos de alagamento e fizeram a Defesa Civil Estadual disparar sete alertas para avisar a população sobre o temporal.
Na noite de ontem, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção. Segundo a Defesa Civil, o bairro Jardim Marcelino, em Caieiras (SP), acumulou mais de 130 milímetros e foi o mais afetado pelas chuvas.
Em Guarujá (SP), foram registrados seis pontos de deslizamento. Ao todo, 40 pessoas precisaram ser retiradas preventivamente das suas residências e foram alojadas em casas de parentes e amigos. Na cidade, a defesa emitiu um alerta severo e dois alertas extremos.
Na capital paulista, um alerta severo foi emitido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre a noite de sexta e amanhã deste sábado (1) 16 pessoas que ficaram presas em inundações ou em deslizamentos precisaram de atendimento dos agentes. Não houve vítimas fatais.
Foram registrados ainda sete chamados para desabamentos, em bairros como Jaçanã e Cachoeirinha, na zona norte, e Cangaíba e Guaianases, na zona leste. Houve ainda 125 chamados para enchentes e 42 chamados para queda de árvores.
As chuvas causaram dez pontos de alagamento e três córregos transbordaram. Além disso, a defesa afirmou que ambos os sentidos da Marginal Tietê ficaram alagados e intransitáveis em diversos pontos. Confira:

No ABC Paulista, diversas áreas ficaram alagadas e um alerta servero foi emitido. Algumas pessoas chegaram a ficar ilhadas e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Em São Bernardo do Campo, um deslizamento de terra foi registrado, mas ninguém ficou ferido.
Já em Franco da Rocha, uma estação de trem ficou alagada e precisou interromper o funcionamento. Imagens registraram a situação. Veja:
Crédito: Diário do Transporte
No início da manhã de hoje, o CGE apontou que três regiões ficaram em estado de atenção para alagamentos durante toda a noite e madrugada:
- Zona Leste das 21h13 às 06h30;
- Zona Norte das 21h13 às 06h30;
- Marginal Tietê das 21h13 às 06h30.
Previsão para o final de semana
Segundo o CGE, o tempo deve se manter instável neste fim de semana, com previsão para pancadas de chuva e potencial para formação de mais áreas alagadas, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
Neste sábado, o tempo deve permanecer abafado com sol entre nuvens. A temperatura deve atingir a mínima de 20°C e a máxima que pode superar os 26°C. Durante a tarde, a cidade deve registrar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
Já no domingo (2) o tempo segue instável com períodos de sol entre nuvens. As temperaturas variam entre mínimas de 19°C e máximas de 26°C. Durante a tarde, a cidade também deve voltar a registrar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
*Sob supervisão