Defesa Civil emite alerta por forte chuva em SP
Sistema Cell Broadcast foi lançando em dezembro do ano passado para alertar a população em áreas de risco sobre eventos extremos


Celulares de capital paulista recebem uma notificação às 15h56 desta sexta-feira (24). O alerta “severo” da Defesa Civil Estadual chama atenção para “chuva forte se espalhando pela capital paulista”. A notificação alerta para tempestade acompanhada de rajadas de vento e risco de alagamento.
Toda a cidade de São Paulo está em atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (GCE), órgão ligado à prefeitura. A orientação é se manter em local seguro.
A notificação foi enviada pelo sistema Defesa Civil Alerta, por meio da tecnologia CellBroadCas, chamado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, lançado em dezembro do ano passado. É a primeira vez que a ferramenta é usada na capital e a 11ª no estado de São Paulo.
Como o alerta funciona?
Com o alerta, o celular toca um sinal sonoro e a tela ficará travada com a mensagem por 10 segundos. O texto fica sobreposto ao conteúdo em uso no celular e a janela só fecha com o comando do usuário do aparelho.
Em casos de riscos extremos, o alerta é emitido com um sinal sonoro no celular, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso.
Não é necessário o cadastro prévio ou a indicação de um CEP. Todos os celulares com tecnologia 5G ou 4G receberam o alerta na área de risco. Além do alerta sobre os riscos, a ferramenta deve informar sobre locais para evacuação e pontos seguros, se necessário.
A tecnologia permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou, causados pelo homem.
São Paulo foi um dos primeiros estados do Brasil a testar a tecnologia. Em agosto, demonstrações com a nova ferramenta de transmissão de alertas foram feitas em agosto na Vila Sahy, em São Sebastião.
O que fazer se receber o alerta?
Ao receber o alerta, é necessário ter atenção uma vez que se está em uma área de risco. A orientação é seguir a instrução da notificação, seja para se manter em local seguro ou se deslocar para pontos de evacuação.
Para pedestres e mototistas que enfrentarem ruas alagadas ou em locais com risco de deslizamentos, a orientação é não desafiar a força das águas, não tente passar por uma enxurrada ou andar em áreas tomadas por alagamentos.