Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Campinas recebe 1º alerta sonoro da Defesa Civil sobre chuvas no estado

    Alerta foi emitido às 22h21 após a identificação de cenário com condições meteorológicas adversas

    Carolina Figueiredoda CNNYasmin Oliveirada CNN* , em São Paulo

    A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu o primeiro alerta sonoro via celular do estado para os moradores de Campinas, no interior de São Paulo, na noite desta quarta-feira (25). O objetivo do alerta é orientar moradores sobre o risco de enxurradas e inundações.

    O alerta foi emitido às 22h21 após análises do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) identificarem um cenário com condições meteorológicas adversas e deslocamento de áreas de instabilidade, elevando o potencial de enchentes na região.

    A tecnologia utilizada pela Defesa Civil permite o envio rápido de mensagens diretamente aos celulares da população e sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos.

    Classificado como ‘severo’, o alerta para Campinas foi enviado de forma preventiva para alertar a população sobre o risco de enxurradas e inundações, com validade de duas horas.

    O órgão ressalta que o objetivo principal do alerta foi informar a população sobre o risco iminente, garantindo tempo para adoção de medidas preventivas e redução de possíveis danos.

    Chuvas na capital

    O dia de Natal foi marcado por chuvas fortes em grande parte do estado de São Paulo nesta quarta-feira (25). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura da capital, pelo menos 19 pontos de alagamento foram registrados, sendo 14 intransitáveis.

    Áreas de instabilidade ganharam força na cidade durante o entardecer desta quarta. Toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos. As enchentes registradas se concentraram no centro e na zona leste. A região de Itaquera entrou em alerta pelo transbordamento do Rio Verde.

    Segundo a última atualização da Enel, o número de clientes sem energia era de cerca de 18 mil em todo o estado.

    Tópicos