Acidente aéreo na zona oeste de SP: Cenipa indica falha em motor do avião
Beechcraft King Air F90 caiu pouco depois de decolar do aeroporto Campo de Marte; duas pessoas morreram
- 1 de 20
Destroços do avião que caiu na Barra Funda, zona oeste de São Paulo • Paulo Pinto/Agência Brasil
- 2 de 20
Destroços do avião que caiu em São Paulo no dia 7 de fevereiro • Werther Santana/Estadão Conteúdo
- 3 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Imagem Pessoal
-
- 4 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Imagem Pessoal
- 5 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Imagem Pessoal
- 6 de 20
Vídeo publicado apontava o trajeto até Porto Alegre • Reprodução/Redes Sociais
-
- 7 de 20
- 8 de 20
Avião caiu em avenida da zona oeste de São Paulo • Reprodução/Redes Sociais
- 9 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Portal Morro Grande & Região
-
- 10 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Portal Morro Grande & Região
- 11 de 20
Gustavo Carneiro Medeiros, ex-piloto da Azul Linhas Aéreas, foi identificado como o piloto do avião que caiu em São Paulo nesta sexta-feira (7). • Redes Sociais
- 12 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Portal Morro Grande & Região
-
- 13 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Reprodução
- 14 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda
- 15 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Reprodução
-
- 16 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Reprodução
- 17 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Reprodução
- 18 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Imagem Pessoal
-
- 19 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Imagem Pessoal
- 20 de 20
Queda da aeronave na Barra Funda • Imagem Pessoal
O acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (7) na zona oeste de São Paulo foi classificado preliminarmente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa) como “falha ou mau funcionamento” do motor. Duas pessoas morreram e sete ficaram feridas na ocorrência.
O relatório com as causas do acidente já começou a ser feito, mas não tem prazo para ser concluído. No histórico da ocorrência, o Cenipa informa somente que o avião decolou do aeroporto Campo de Marte às 7h17 com destino a Porto Alegre com duas pessoas a bordo –ambas morreram.
“Após a decolagem, o piloto solicitou retorno ao aeródromo de origem. A aeronave veio a chocar-se contra o solo em área urbana”, informa o documento preliminar do Cenipa. Uma gravação obtida pelo site “Aeroescuta” e cedida à CNN pelo canal “Golf Oscar Romeo” mostra o diálogo do piloto com a torre. Ouça.
O avião acidentado era um Beechcraft King Air F90, prefixo PS-FEM, um turboélice bimotor fabricado em 1981. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave tinha situação normal de aeronavegabilidade.
Após decolar, o avião ficou poucos segundos no ar e caiu na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda (zona oeste de São Paulo). De acordo com registro do site Flightradar24, quando a aeronave estava sobrevoando a região da avenida Ordem e Progresso, na zona norte da capital paulista, iniciou uma curva acentuada à esquerda.
Em seguida, a aeronave atravessou a Marginal Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Limão, até se chocar contra o solo, na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda. O local do acidente fica a cerca de um quilômetro do Allianz Parque e do Bourbon Shopping.
Dentro do avião estavam o piloto, Gustavo Carneiro Medeiros, e o advogado Márcio Carpena, de 49 anos. Os dois morreram carbonizados.
Após a queda, a aeronave também bateu contra a traseira de um ônibus. Dentro do coletivo estavam 30 passageiros, o motorista e o cobrador. Dois passageiros e o motorista precisaram de atendimento. No total, de acordo com o Corpo de Bombeiros, sete pessoas ficaram feridas em solo.