Polícia Civil deflagra megaoperação contra o Comando Vermelho no Sul do RJ
Até o momento, 15 pessoas foram presas durante a ação conjunta do Ministério Público e da Polícia Militar


Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí), em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), iniciaram nesta quarta-feira (26) uma megaoperação contra integrantes do Comando Vermelho envolvidos com tráfico de drogas, tortura e homicídios na cidade.
A ação conta ainda com o apoio da Polícia Militar. Até o momento, 15 mandados de prisão foram cumpridos. O MPRJ informou, em nota, que denunciou 44 membros da facção criminosa e solicitou a prisão preventiva de 27 deles.
O grupo foi denunciado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, constrangimento ilegal e violação de domicílio com emprego de violência.
As investigações revelaram que o grupo tem ramificações em diversas cidades do estado, com integrantes até mesmo atuando dentro do sistema penitenciário. Os criminosos chegavam até a aliciar adolescentes para o tráfico, segundo o MPRJ.
A denúncia do Ministério Público ainda aponta que os investigados intimidavam moradores e praticavam violência para consolidar o domínio territorial. Em um dos episódios narrados, um dos denunciados ameaçou um policial militar que atuava na região.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos também na capital, em Itaboraí e em Paraíba do Sul. Além disso, há ações em andamento no sistema prisional, realizadas em conjunto com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).