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    Onda de calor: Light substitui 1.150 transformadores após furtos de energia

    Para cada 100 clientes regulares, 35 praticam furto; prática coloca em risco vida da população, já que pode causar incêndios

    Cleber Rodriguesda CNN , no Rio de Janeiro

    A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, trocou 1.150 transformadores em razão de furtos de energia elétrica em 2025. O prejuízo para a companhia é de cerca de R$ 40 milhões.

    “Com esse cenário de calor extremo em decorrência de mudanças climáticas, a nossa rede fica ainda mais sobrecarregada e, em consequência disso, os nossos transformadores, configurados para receber os nossos clientes, superaquecem e queimam, causando não apenas falta de luz como incêndios e acidentes”; informou Bruno Almeida, gerente de manutenção da Light.

    Ainda de acordo com a concessionária, foram registrados outros impactos na rede de distribuição pelo excesso de carga irregular, com a substituição de cabos quando necessário.

    “Neste contexto, as equipes da concessionária vão aos locais, restabelecem a energia de clientes que apresentam queixas e, pouco tempo depois, novas quedas de energia ocorrem devido à sobrecarga na rede, que provoca um estresse nos nossos equipamentos”, explicou Almeida.

    Pico de demanda de carga

    A Light também identificou aumento no pico de demanda de carga de consumo dos clientes.

    Nos primeiros 18 dias do mês de fevereiro de 2025, a empresa teve um acréscimo de pico de carga de 391MW na comparação com o mesmo período de 2024. Isso equivale a cerca de 391 mil clientes.

    O pico ocorre quando há aumento no consumo de energia de diversos clientes simultaneamente. “O calor traz também uma mudança de hábitos. Se antes, o nosso cliente ligava, por exemplo, um ar condicionado, agora, no calor extremo, ele pode passar a fazer uso de dois”, complementa Bruno

    Além dos danos financeiros para a companhia, os furtos de energia afetam diretamente o fornecimento para milhares de clientes, impactando serviços essenciais como hospitais, creches e escolas, além da segurança da população.

    Segundo a Light, a empresa investe em ações de fiscalização, tecnologia e parcerias com órgãos de segurança para mitigar os impactos e coibir novos casos. O prejuízo anual para a companhia é de R$ 1,2 bilhão devido ao furto de energia. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, para cada 100 clientes regulares, 35 praticam o furto.

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