Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alunos de colégio carioca são selecionados para competição da Nasa

    Jovens são desafiados a construir veículos planetários e os colocam a prova em simulações de exploração espacial

    Guilherme Gamada CNN , São Paulo

    Nove estudantes do Colégio Santa Terezinha, de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram selecionados para a Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC). Na competição anual da agência especial norte-americana, os alunos desenvolvem os rovers, como são chamados os veículos planetários, e os colocam a prova em circuitos que simulam explorações fora da Terra.

    A competição acontece no Alabama, nos Estados Unidos da América, e busca encorajar os jovens de todo o mundo a se interessarem pela pesquisa e pelo desenvolvimento de novas tecnologias para missões a outros planetas e estrelas.

    Há mais de 25 anos, jovens de todo o mundo constroem os rovers para que os veículos sejam são movidos por dois estudantes em um trajeto com obstáculos que simulam terrenos extraterrestres. Em circuitos lunares, por exemplo, a habilidade de engenharia e motora dos estudantes é testada na prática.

    Nesta edição, com o tema Remote Control (RC), o desafio é a maior. O veículo planetário precisa ser pilotado remotamente e realizar tarefas como se estivesse no espaço.

    Human Exploration Rover Challenge (HERC) de 2017. • Reprodução/ Nasa

    Essa não é a primeira vez do colégio na competição. Em 2017, os alunos da instituição de ensino carioca foram os primeiros a representar o Brasil e levar prêmios para casa. Veja os prêmios recebidos:

    • Jesco von Puttkamer International Team Award
      Concedido à melhor equipe internacional a fazer um projeto para participar do Nasa Rover Challenge.
    •  Frank Joe Sexton Memorial Pit Crew Award
      Concedido à equipe que melhor demonstrou liderança, criatividade, inventividade e empenho para solucionar problemas do carrinho durante a competição.

    Na edição de 2017, a mentora do projeto, a estudante Rafaela Costa, foi convidada para o programa Space Camp, na Alemanha. Hoje, Rafaela graduou nos EUA, onde passou a morar.

    Estudante Rafaela Costa sentada no banco da frente do rover brasileiro. • Reprodução/ NASA

    O Colégio busca patrocinadores interessados em incentivar o projeto dos jovens brasileiros. Os recursos arrecadados serão destinados aos custos da viagem para a competição que acontecem em abril deste ano.

    Tópicos