PF prende grupo que aplicava golpes com falsa central de atendimento em MG
Suspeitos obtinham senhas e dados pessoais das vítimas, possibilitando saques fraudulentos


A Polícia Federal prendeu três pessoas suspeitas de praticarem golpes com uma falsa central de atendimento da Caixa Econômica Federal, em Minas Gerais, na manhã deste sábado (22).
A investigação aponta que o grupo criminoso atuava em ao menos cinco cidades mineiras: Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Governador Valadares.
Segundo a PF, os suspeitos instalavam dispositivos nos caixas eletrônicos para impedir que os clientes retirassem seus cartões. Assim, os clientes eram forçados a ligar para uma falsa central de atendimento, já que o número correto havia sido alterado nas etiquetas dos terminais das agências.
Durante a ligação, os criminosos obtinham senhas e dados pessoais das vítimas, possibilitando saques fraudulentos. A PF não informou quantas pessoas foram lesadas pelo esquema ilegal.
Os indivíduos foram localizados em hotel no centro de Governador Valadares, onde foram apreendidos máquinas de cartões de crédito, equipamentos para a fabricação dos dispositivos fraudulentos, cartões bancários em nome de terceiros e dinheiro em espécie.
Eles poderão responder pelos crimes de associação criminosa, fraude eletrônica e dano qualificado. As prisões foram feitas por agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG), coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil, Militar e Penal.
Em nota, a Caixa enviou uma nota sobre o caso. Leia abaixo na íntegra:
“A CAIXA informa que monitora ininterruptamente suas salas de autoatendimento e, quando identificada ação criminosa em seus equipamentos, as medidas cabíveis são adotadas, inclusive com atuação conjunta com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública, objetivando o combate a fraudes e golpes. Todas as informações sobre eventos criminosos em suas unidades são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente às autoridades competentes.
Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimento a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais. O banco orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da CAIXA devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 104 0104 para que sejam tomadas as providências, como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão. Os clientes não devem fornecer suas senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.
Além disso, a CAIXA reforça os principais cuidados a serem observados:
- Mantenha seu corpo próximo ao equipamento do autoatendimento e fique atento se não há pessoas observando a operação; redobre os cuidados ao digitar suas senhas;
- Não saia da frente do terminal antes dele voltar a apresentar a tela inicial;
- Siga somente as orientações que constam na tela do equipamento e que são exibidas durante a transação;
- Não permita que ninguém manuseie seu cartão, e lembre-se de retirá-lo do equipamento após finalizada a operação”.