Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP: Parques devem voltar a abrir aos finais de semana em agosto, diz secretário

    'Tudo depende da colaboração da própria população com o uso dos parques', afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP, Marcos Penido

    O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, afirmou em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (13), que a reabertura de parques estaduais pode ser ampliada – a depender dos resultados desta primeira fase – e que a liberação para funcionamento aos finais de semana pode ocorrer em agosto.

    “Olhando e aprendendo com o que viveremos nesta semana – com horários restritos e fiscalização mais forte – esperamos que possamos estar abrindo os demais e, a partir do mês de agosto, com horário estendido e, inclusive, aos finais de semana. Tudo depende da colaboração da própria população com o uso dos parques”, declarou Penido.

    Leia também:

    Parques de SP terão agentes orientando e impedindo aglomerações, diz secretário
    Academias e parques começam a reabrir nesta segunda (13) em São Paulo
    Veja a lista de parques que reabrem em São Paulo a partir desta segunda (13)

    Segundo ele, a primeira semana de funcionamento servirá de base para “medição da frequência e forma de utilização” para as novas medidas, que já devem incluir mais locais abertos nos próximos dias e liberação de todos os parques estaduais até o fim do mês de julho.

    “Temos essa primeira semana com os parques abertos para fazer essa medição da frequência e forma de utilização. Pretendemos, já na próxima semana, abrir novos parques – Parque da Juventude, Horto Florestal e os três núcleos Jardim Helena, Jacuí e Ibiacica –   e, até o final do mês, estarmos com todos os parques estaduais abertos”, informou.

    Penido classificou que a população passou três meses “enjaulada” e que tem certeza de que, diante disso, estará “responsável e consciente e vai passar para a fase verde”. 

    No domingo (12), o secretário informou que monitores e agentes de segurança dos parques do estado de São Paulo irão orientar e impedir que visitantes se aglomerem.

    “Teremos monitores ambientais, equipes de segurança e guias orientando e alertando sobre a questão de aglomeração. Nosso pessoal estará dotado de material informativo, colocaremos cartazes em todos os espaços e nossos monitores estarão com megafones alertando sobre aglomerações”, explicou.

    Na última semana, a prefeitura da capital anunciou a liberação para que 70 dos mais de 100 parques municipais voltassem a receber o público. O governo também liberou a reabertura gradual de nove dos 16 parques estaduais. Veja a lista dos parques que voltam a funcionar nesta segunda.

    Ibirapuera
    Parque do Ibirapuera é reaberto após quarentena (13.ju.2020)
    Foto: Ricardo Abreu