SP monta gabinete de crise para minimizar riscos das chuvas previstas para o fim de semana
Fortes tempestades devem atingir o estado entre sexta-feira (18) e domingo (20), segundo a Defesa Civil
O governo de São Paulo anunciou irá instalar, a partir desta sexta-feira (18), um gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) para atendimento à população em caso de emergências causadas pelas chuvas previstas para este fim de semana.
De acordo com o governo estadual, as empresas de energia elétrica terão um representante no gabinete, permitindo “uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle”.
Até a manhã desta quinta-feira (17), cerca de 36 mil clientes ainda estavam sem luz após o apagão que atinge a capital e a região metropolitana desde a última sexta-feira (11).
“É absurdo e muito triste as pessoas ficarem dias sem energia elétrica. Vamos exigir todas as medidas possíveis por parte da concessionária”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com o plano de contingência, cerca de 5.400 agentes da Defesa Civil estarão de prontidão e equipes da concessionária Enel estarão dentro dos carros de manutenção, visando agilizar a chegada nos locais.
O estado pode enfrentar pancadas de chuva e rajadas de vento superiores a 60 km/h entre sexta e domingo. A Defesa Civil de SP apresentou um cenário meteorológico detalhado para os próximos dias, enfatizando as chances de eventos extremos.
O governador ainda que representantes do governo estarão presentes no Centro Operacional da Enel nos próximos três dias. A gestão estadual exigiu ainda um mapeamento dos pontos mais críticos que podem sofrer danos no fornecimento de energia, como unidades hospitalares e postos de distribuição de água da Sabesp.
O Governo estadual cobrou as concessionárias e exigiu a aplicação de planos de contingência. Em resposta, a Enel se comprometeu a colocar de 700 a 1200 equipes na rua.
Alerta climático
A Defesa Civil emitiu um novo alerta para a possibilidade de fortes tempestades que devem atingir o estado de São Paulo entre sexta-feira (18) e domingo (20).
O alerta é devido à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados.
De acordo com o órgão, a previsão indica acumulado de até 200 milímetros de chuva em algumas regiões.