Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estado de São Paulo pode registrar recorde de calor para agosto nesta semana

    Outros estados também podem ter elevação de temperaturas; frente fria avançará pelo sul do Brasil a partir de sexta-feira

    Paque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo
    Paque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo Getty Images

    da Agência Estado

    Redação O Estado de S. Paulo, do Estadão Conteúdo

    Diversos estados do Brasil podem registrar elevação histórica de temperatura para o mês de agosto devido a uma onda de calor.

    A previsão para esta semana é que os termômetros cheguem a 40°C em algumas regiões, em especial no Sudeste e no Centro-Oeste.

    Na capital paulista, o pico de calor está previsto para ocorrer entre quarta-feira (23) e quinta-feira (24), quando a temperatura pode chegar a 34°C.

    Veja também — Mudanças climáticas causam incêndios florestais

    Segundo o Climatempo, o calor histórico é motivado por uma grande massa de ar quente e seco, que deve se expandir por praticamente todo o Brasil.

    Em São Paulo, as maiores máximas serão sentidas nas regiões oeste, norte e leste do estado.

    A Metsul também alerta que há “potencial para recordes de temperatura máxima no mês de agosto” em outros estados.

    “Embora calor muito intenso não seja incomum de ocorrer às vezes no Sudeste nesta época, e bastante frequente no Centro-Oeste pelo auge da estação seca, o que se espera nesta semana excederá os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades”, diz o instituto.

    Antes do calor, porém, ainda há previsão de chuva para esta segunda-feira (21), inclusive para a capital paulista. As regiões de Campinas, Vale do Ribeira, Baixada Santista e litoral norte também devem registrar chuvas. Entretanto, em todos os casos, a precipitação não deve ser expressiva.

    Após as altas temperaturas, o calor terá declínio em parte do país no fim de semana. Isso porque uma frente fria avançará pelo sul do Brasil na sexta-feira (25).

    Apesar disso, a Metsul prevê que o tempo “seguirá muito quente na maior parte do centro-oeste, no norte de São Paulo e em parte do estado de Minas Gerais“.