Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sobe para 9 o número de pacientes que perderam o globo ocular no RN

    Casos envolvem 15 pessoas que foram infectadas por bactéria após cirurgia de catarata promovida por órgão municipal

    Beto Souzada CNNGabriela Bentocolaboração para a CNN

    Subiu para nove o número de pessoas que perderam o globo ocular, de acordo com um novo boletim de atualização da Prefeitura de Parelhas (RN), divulgado nesta quinta-feira (17).

    O caso envolve 15 pessoas que foram infectadas por bactéria após cirurgia de catarata promovida pelo órgão municipal.

    O município do Rio Grande do Norte virou destaque depois que pacientes perdem os olhos, após mutirão de cirurgia de catarata no estado, no dia 27 de setembro de 2024. Entre os 20 procedimentos, realizados na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, 15 pacientes apresentaram sintomas de endoftalmite.

    No boletim divulgado, a Prefeitura de Parelhas atualizou o número de pessoas que perderam o globo ocular, e informou que se reuniu com os 15 pacientes e os familiares para se posicionar sobre a aquisição de próteses oculares.

    O que dizem as autoridades sobre o caso

    A Prefeitura de Parelhas informou que “o credenciamento para os procedimentos cirúrgicos seguiu rigorosamente todos os trâmites legais, com pesquisa mercadológica, registro no Portal de Compras Públicas e envio ao Tribunal de Contas, garantindo total transparência.”

    Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que notificou imediatamente as autoridades sanitárias estaduais e nacionais, conforme as normas de notificação de surtos infecciosos.

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte também acompanha o caso e esclareceu que as cirurgias foram realizadas a partir de uma contratação feita pela gestão municipal, sem participação do estado.

    Após a conclusão do Inquérito Civil, que segue em sigilo, os relatórios serão encaminhados ao Ministério Público do Rio Grande do Norte.

    Tópicos