Sobe para 12 o número de vítimas depois do incêndio no Hospital de Bonsucesso
Três pacientes idosos que foram transferidos do Hospital Federal de Bonsucesso para unidades do município morreram
Três pacientes idosas (69, 70 e 72) que foram transferidos do Hospital Federal de Bonsucesso para unidades do município morreram entre a noite de quarta-feira (04) e a manhã de ontem (05). Duas dessas pacientes estavam internadas no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e uma no CER Leblon, todas em leitos de CTI. As três já chegaram nas unidades municipais em estado grave.
Ao todo, foram contabilizadas 12 mortes desde o incêndio na unidade. Três delas aconteceram no próprio Hospital Federal de Bonsucesso e nove foram de pacientes que haviam sido encaminhados para outras unidades municipais, estaduais e federais. Do total de 44 pacientes transferidos para unidades do município, 25 já tiveram alta, sete faleceram e 12 permanecem internadas.
Na semana passada, o Ministério da Saúde chegou a informar que o hospital ficaria fechado por tempo indeterminado, mas recuou logo em seguida. Na manhã da última quarta-feira, o movimento era tranquilo e pacientes comemoraram o retorno parcial das atividades. Foram retomados serviços como consultas ambulatoriais, exames laboratoriais e sessões de quimioterapia em quatro dos seis prédios do complexo hospitalar. Já os serviços de emergência, cirurgias, internações, hemodiálise e exames de imagens seguem suspensos.
Leia também:
‘Incêndio é ápice do abandono’, diz ex-médico do hospital de Bonsucesso
Leandro Resende: 9,39% de verba do Hospital de Bonsucesso foi para manutenção
Brasil registra 31 incêndios em hospitais só em 2020
Conexão CNN: incêndio no RJ expõe problema crônico da falta de prevenção
A direção do hospital informou aos funcionários que o prédio 1, onde o incêndio começou, deve reabrir em 60 dias após passar por uma obra. No local, funcionavam a emergência, internações e exames de imagem. O prédio 2, que foi atingido pela fumaça, deve ser reaberto em 15 dias para atender crianças, adolescentes e mulheres.
O incêndio completou uma semana na terça-feira (3). A perícia que vai apontar as causas do incêndio está a cargo da Polícia Federal, que abriu inquérito para apurar o caso.