Situação em Santa Catarina é grave e continua chovendo, alerta Defesa Civil
À CNN Rádio, o chefe da Defesa Civil estadual Coronel Armando afirmou que há interrupção da mobilidade, que prejudica a ação dos bombeiros
O estado de Santa Catarina está em alerta devido às chuvas intensas desta semana, que causaram três mortes e desaparecimento de duas pessoas.
A informação foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil do estado Coronel Armando, à CNN Rádio.
Segundo ele, os bombeiros estão atuando para localizar os desaparecidos com cães farejadores, mas há dificuldade porque ainda há risco de deslizamentos.
“Até o momento, a chuva provocou 230 desalojados e 21 municípios registraram ocorrências nesta semana. A pior chuva foi na terça-feira e hoje teremos condição climática semelhante, estamos atentos.”
De acordo com o Coronel Armando, há interdições na BR-470 e na BR-376, que prejudicam a mobilidade no estado.
“Essa situação é grave para nós, dificulta até para os bombeiros e a Defesa Civil, que já são prejudicados pela chuva”, disse.
Segundo ele, a “situação vem se agravando porque continua chovendo.”
O chefe da Defesa Civil alertou que a população deve ficar atenta a rachaduras e procurar os alertas meteorológicos, a fim de deixarem as casas e procurarem abrigo.
A Defesa Civil possui o número 199 e o nacional 193 para prestar assistência.
A prevenção é um trabalho que Coronel Armando considera essencial.
Ele conta que há três represas em construção no Vale do Itajaí, mas que isso “leva algum tempo.”
“A gente tem feito, em parceria com os municípios, o levantamento das áreas de risco e estabelecimento de planos de contingência. Nós fiscalizamos isso em todas as cidades”, completou.
*Com produção de Isabel Campos