Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sistema de ônibus urbanos perde um quarto dos passageiros pré-pandemia, aponta associação

    O volume de passageiros caiu de 33 milhões de viagens pagantes por dia para 25 milhões; houve aumento no ano passado, mas ainda muito insuficiente

    Daniel Rittnerda CNN

    Fragilizado pela pandemia, o sistema de transporte público urbano por ônibus registrou queda de 24,4% entre 2019 e 2022. O setor se queixa de perdas acumuladas de quase R$ 40 bilhões no período.

    Cerca de oito milhões de passageiros pagantes deixaram de usar o sistema em todo o país nos últimos quatro anos, conforme números recém-divulgados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

    O volume de passageiros caiu de 33 milhões de viagens pagantes por dia para 25 milhões. Houve aumento no ano passado, mas ainda muito insuficiente para recuperar os níveis pré-pandemia.

    De acordo com a NTU, isso tem custado empregos no setor e prejudicado a renovação da frota. Foram fechados 90 mil postos de trabalho e a idade média dos veículos chegou a seis anos e quatro meses — a maior em 28 anos.

    Uma das apostas para reverter esse quadro é a aprovação de um marco legal do transporte público. Um projeto de lei (PL 3278/21) é relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e aguarda votação na Comissão de Infraestrutura do Senado.

    O marco legal trata de mudanças no modelo de financiamento e de contratos, bem como programas de qualidade para o setor.

    Há atualmente subsídios em 63 sistemas de transporte por ônibus, que atendem 163 dos 2.703 municípios com serviço organizado, segundo a NTU.